segunda-feira, 8 de março de 2010

Resolução dos Exercícios - capítulo 24

2° ANO INDEPENDÊNCIA DOS E.U.A

1. a) O fim da liberdade de comércio;
b) Tribunais injustos, lberdade de imprensa limitada.

2. a) "(...) os homens nasceram livres e iguais e receberam do seu Criador alguns direitos inalienáveis (...)".
b) O direito à vida, à liberdade, a procura da felicidade.
c) Defender o direito das pessoas.
d) Quando os governados o consideram justo.
e) Quando o governo destrói os objetivos, ou seja, quando deixa de proteger os direitos das pessoas.
f) A teoria do direito divino repousa a legitimidade na suposta vontade de Deus: o rei era legítimo por vontade do Criador. A teoria liberal diz que o rei, o governante, tem seu poder legitimado apenas pela vontade dos cidadãos.
g) A influência do liberalismo político de Locke é óbvia nas ideias de que os governos foram criados para assegurar os direitos humanos e que os cidadãos têm direito de rejeitar o governo opressor.

3. a) Pela aparência da casa (tapete, quadros, dois andares) e roupas, percebe-se que as classes populares não foram convidadas. Trata-se de uma festa de homens e mulheres da alta classe norte-americana no final do século XVIII.
b) Só aparecem os brancos de origem europeia. Não há descendentes de índios nem de negros.
c) Nos primeiros anos, a Constituição dos E.U.A só admitia o direito de voto para brancos, homens e proprietários.

EXERCÍCIOS DE REVISÃO - Independência dos E.U.A 2º ANO

01. Primeiras colônias americanas a se tornarem independentes em 4 de julho de 1776, os Estados Unidos

assumiram no século XIX:

a) uma posição de estímulo aos movimentos revolucionários, contestando as estruturas tradicionais do poder

vigentes em grande parte da Europa;

b) uma intransigente defesa da intervenção do Estado nas atividades econômicas, visando controlar os abusos

da burguesia;

c) a identificação do Estado com a religião puritana, que seria obrigatória para todos os cidadãos;

d) dentro do continente americano, uma política imperialista, impondo seus interesses econômicos às demais

nações;

e) uma política de expansão colonial em direção à África e à Oceania.


02. Leis britânicas acirravam as divergências entre colonos americanos e a Coroa Inglesa, provocando a luta pela

independência. Entre os objetivos dessas leis, devem ser destacados as seguintes:

a) Aumentar a receita real, impedir o contrabando e o comércio intercolonial e promover a recuperação

econômica da Companhia das Índias Orientais.

b) Aumentar o consumo de chá e açúcar nas colônias, obrigar ao uso de selos na correspondência e aumentar

as exportações das colônias.

c) Abolir a escravidão nas colônias, separar juridicamente as treze Colônias e ajudar a Pensilvânia a anexar

terras no Oeste.

d) Recuperar a Companhia das Índias Ocidentais, abrir o porto de Boston às nações amigas e aumentar as

importações das colônias.

e) Pagar indenizações à França, devido à derrota inglesa na Guerra dos Sete Anos, revogar os Atos

Townshend e favorecer os produtores locais de açúcar.


03-

"O sangue dos que foram chacinados, a voz lamentosa da Natureza gritam: 'é hora de separarmos!'

Mesmo a distância que Deus colocou entre a Inglaterra e a América é uma prova forte e natural de

que a autoridade de uma sobre a outra não era a vontade dos Céus (...) UM GOVERNO NOSSO É

UM DIREITO NOSSO (...) Portanto, o que queremos? Por que hesitamos? Da parte da Inglaterra

não esperamos nada, a não ser a ruína (...) Nada pode resolver nossa situação tão rapidamente

quanto uma declaração de independência, aberta e feita com determinação."

(Thomas PAINE, Bom Senso, panfleto de 10 de janeiro de 1776, citado por Leo HUBERMAN, História da Riqueza dos Estados Unidos,

Brasiliense, São Paulo, 1983)

O documento anterior expressa algumas das idéias que, pouco mais tarde, estariam contidas na Declaração de

Independência das Treze Colônias da América do Norte.

a) Apresente dois fatores que tenham contribuído para a independência das Treze Colônias.

b) Relacione a frase "Um governo nosso é um direito nosso" com as idéias que fundamentaram o processo de

independência das Treze Colônias.



04. Quando da discussão, no Parlamento Inglês, das Leis do Açúcar e do Selo (1784 - 1765), os colonos ingleses

da América recusaram-se a aceitar as medidas impostas, baseando-se:

a) no fato de não estarem representados na assembléia que votou as taxas;

b) no princípio da isenção de taxas concedido pela Coroa aos colonos;

c) no direito inalienável dos súditos ingleses de recusar a obediência a leis injustas;

d) nos direitos naturais do cidadão à vida, à propriedade e à busca da felicidade;

e) nos prejuízos financeiros advindos do bloqueio aos produtos das Antilhas.


05.

"Em Massachusetts, o espírito do capitalismo estava presente antes do desenvolvimento capitalista

(...) Neste caso, a relação causal é, certamente, a inversa daquela sugerida pelo ponto de vista

materialista." (Max WEBER, A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo)

A afirmação:

a) valoriza a visão do materialismo sobre o desenvolvimento do capitalismo na Nova Inglaterra;

b) sustenta, ao contrário do marxismo, que o espírito capitalista foi o criador do capitalismo moderno;

c) coincide com a crítica marxista ao materialismo sobre a existência do capitalismo na Nova Inglaterra;

d) diverge do marxismo ao defender a existência de uma fase de acumulação primitiva de capital;

e) defende uma concepção consensual entre os historiadores sobre a origem do capitalismo.


06

"A existência de uma área de terras livres, sua contínua diminuição e o avanço da colonização em

direção ao Oeste explicam o desenvolvimento americano."

(Frederick Jackson TURNER, A Fronteira na História Americana)

A citação anterior descreve:

a) a marcha para o Oeste nos Estados Unidos, no século XVI;

b) a colonização do Meio-Oeste dos Estados Unidos e a conseqüente implantação da indústria automobilística

na região dos Grandes Lagos;

c) a expansão, á medida que não havia indígenas, dos ingleses rumo ao Oeste do Canadá;

d) a corrida dos puritanos, perseguidos na Inglaterra no século XVII, para o Oeste americano;

e) a colonização americana, rumo ao Oeste, subseqüente à proclamação da independência dos Estados Unidos.


07. Sobre a Independência dos Estados Unidos da América, assinale a alternativa correta:

a) A origem do movimento da independência deve ser encontrada no desenvolvimento uniforme das Treze

Colônias Inglesas.

b) O crescimento do comércio triangular, praticado pelas colônias de povoamento situadas no Sul, gerou

atritos com a metrópole.

c) O Segundo Congresso Continental de Filadélfia decretou a separação dos Estados Unidos, através da

Declaração de Independência redigida por Thomas Jefferson.

d) A política de conciliação adotada pela Inglaterra retardou o processo de independência da Treze Colônias

Inglesas.

e) A França e a Espanha apoiaram a Inglaterra durante a Guerra de Independência.




Nenhum comentário:

Postar um comentário